Fale Conosco

Versões

    

Privacidade

Temos uma boa notícia para você !

O ReciboOnline gostaria de ouvir sua opinião para um novo sistema, são apenas 30 segundos do seu tempo que vai nos ajudar e trazer pra você um ReciboOnline melhor e com mais agilidade para gerar seus Recibos e outros documentos. Pode nos ajudar ?

Dar minha opinião

Nosso Blog

ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

A assistência judiciária gratuita é o benefício de caráter legal que permite às pessoas que comprovarem insuficiência de recursos irem a juízo sem necessidade de fazer despesas, cujo custeio fica por conta do poder público. Sua finalidade é proporcionar a todos o acesso à justiça. É preciso requerer este benefício para obtê-lo. Neste caso, a parte interessada estará isenta do pagamento de taxas judiciárias, de selos, de emolumentos e custas assim como de despesas com as publicações indispensáveis no jornal encarregado da divulgação dos atos oficiais e indenizações devidas às testemunhas, bem como dos honorários de advogados e peritos.

O PODER JUDICIÁRIO E O CIDADÃO

QUEM TEM DIREITO AO BENEFÍCIO

A Constituição Federal assegura o direito à assistência judiciária gratuita a todo aquele que comprovar a insuficiência de recursos para arcar com a ação pretendida. De acordo com a legislação federal, tal comprovação se faz através de petição ao juiz no início ou no transcurso do processo judicial, bastando ao interessado declarar não possuir condições de suportar as custas do processo e os honorários do advogado sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família.

declaração assinada pelo próprio beneficiário de que possui, ou não, bens móveis e imóveis e de que não tem condições de prover as despesas do processo e dos honorários advocatícios sem prejuízo próprio e de sua família.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

Os benefícios da assistência judiciária gratuita compreendem todos os atos do processo até decisão final do litígio, em todas as instâncias. Porém, o beneficiário que, dentro de cinco anos a contar da sentença final, adquirir condições de pagar as custas do processo, terá que fazê-lo.

Gerar Modelo de Justiça Gratuita

admin

O que achou da matéria ? ou de nosso site ? deixe aqui sua mensagem !